22/12/2024

M. Dias Branco avança em seu compromisso de bem-estar animal

Companhia firma parceria que garante a compra de 120 toneladas de ovos de galinhas livres de gaiolas

 

Há alguns anos o tema do bem-estar animal vem ganhando força na sociedade. O modelo de produção de ovos vem passando por modificações em função de exigências da sociedade civil que está mais atenta às condições das galinhas nesta indústria. O Brasil é o 5º maior produtor de ovos do mundo com 52 bilhões de unidades e um consumo per capita de 241 ovos por habitante, segundo dados de 2022 do relatório divulgado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No Brasil, a organização Mercy For Animals (MFA) tem sido uma das principais vozes na luta pela eliminação do confinamento de galinhas em gaiolas na indústria de ovos. Trata-se de uma organização internacional de proteção animal, sem fins lucrativos, que trabalha para banir as piores práticas da indústria e implementar políticas corporativas que colaborem para um sistema alimentar mais ético e sustentável.

Desde 2019, a M. Dias Branco assumiu o compromisso público proposto pela MFA de eliminar, até 2025, o uso de ovos provenientes de galinhas confinadas em gaiolas de sua cadeia de suprimentos. No seu portfólio de produtos, esse ingrediente está presente, principalmente, nas massas. Segundo Gabriela Moraes, gerente corporativa de suprimentos responsável pela compra desse insumo, os fornecedores ainda estão em processo de adaptação para vender ovos cage free na forma líquida ou em pó, que é a maneira como as indústrias o utilizam na produção das massas. “Temos buscado desenvolver novas parcerias  com o intuito de superar as barreiras de fornecimento apresentadas pelo mercado brasileiro. Estamos firmando contratos de longo prazo com os fornecedores para garantir essa evolução gradual no fornecimento”, afirma a executiva.

A M. Dias Branco divulgou recentemente os avanços conquistados neste tema. Em 2023, a empresa que é líder nacional no mercado de massas garantiu o fornecimento de 120 toneladas de ovos de galinhas livres de gaiola por ano. Além do mapeamento e desenvolvimento de parcerias com fornecedores, as iniciativas divulgadas pela M. Dias Branco para alcançar o compromisso até 2025 contempla também a análise da formulação dos seus produtos que utilizam ovos e a formação de um grupo de trabalho que se reúne periodicamente para tratar do tema. “Estamos confiantes no cumprimento deste compromisso até 2025, mesmo entendendo que o mercado precisa evoluir para disponibilizar ovos cage free para a Indústria. Estamos em desenvolvimento avançado com o mercado em algumas frentes de negociações e alianças, ainda assim, nos mantemos abertos a novos potenciais fornecedores. Assumir o compromisso com o bem-estar animal é uma forma de influenciar positivamente a sociedade e a cadeia de fornecedores”, afirma Gabriela Moraes da M. Dias Branco.

Segundo dados de 2021 da ABPA, cerca de 99% dos ovos produzidos no Brasil são destinados ao consumo interno. Estima-se que entre 5% a 7% desse total são destinados às indústrias, sendo a grande maioria utilizada in natura pelas famílias brasileiras que tem no ovo uma fonte de proteína com preço mais acessível.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br