22/12/2024

Xi destaca aceleração da transformação de Shanghai em metrópole internacional socialista moderna

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou a necessidade de acelerar a transformação de Shanghai em uma metrópole moderna, socialista e internacional, concentrando-se na construção de centros internacionais de economia, finanças, comércio, navegação e inovação científica e tecnológica.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações durante uma visita de inspeção em Shanghai que ocorreu de terça-feira a sábado.

Xi pediu que Shanghai acelere sua transformação em uma metrópole moderna, socialista e internacional com influência global, e desempenhe um papel líder e exemplar no avanço da modernização chinesa.

Ele inspecionou a Bolsa de Futuros de Shanghai na tarde de terça-feira, momentos após ter desembarcado de um trem.

Xi pediu que a bolsa acelere a construção de uma bolsa de classe mundial e faça maiores contribuições para explorar o sistema regulatório de futuros e o modelo de negócios com características chinesas, assim como construir um centro financeiro internacional.

Ao visitar a Cidade da Ciência de Zhangjiang, na Nova Área de Pudong, Xi disse que a promoção da modernização chinesa não pode ser separada do apoio estratégico da ciência e tecnologia, da educação e de talentos, e que Shanghai deve assumir a liderança nesse sentido.

Na tarde de quarta-feira, Xi visitou uma comunidade residencial no distrito de Minhang que se dedica a fornecer moradias de aluguel acessíveis para novos moradores urbanos, jovens e trabalhadores da linha de frente.

Xi disse estar satisfeito em ver construtores da cidade de todo o país vivendo e trabalhando no local com alegria e contentamento.

Os trabalhadores migrantes que vêm fazer contribuições em Shanghai também são donos da cidade, observou.

Na manhã de sexta-feira, Xi foi informado sobre o trabalho da cidade pelo Comitê Municipal de Shanghai do PCCh e pelo governo municipal de Shanghai.

Xi notou que acelerar a construção de Shanghai como centros de economia, finanças, comércio, navegação e inovação científica e tecnológica é uma tarefa importante confiada à cidade pelo Comitê Central do PCCh.

Maiores esforços devem ser feitos para promover a abertura financeira de alto nível para melhor servir a economia real, a inovação científica e tecnológica, bem como o desenvolvimento conjunto da Iniciativa do Cinturão e Rota, ressaltou Xi.

Ele observou que a cidade deve implementar sua estratégia de atualizar sua zona piloto de livre comércio na íntegra, promover o desenvolvimento do centro de comércio internacional e aumentar sua capacidade de alocação global de recursos de navegação.

Xi enfatizou que Shanghai deve aprofundar de forma abrangente a reforma e abertura a partir de um ponto de referência mais alto, urgindo a cidade a dedicar energia significativa para promover reforma e abertura pioneiras em todas as frentes.

Shanghai também deve promover um ambiente de negócios de classe mundial, estimular a vitalidade de várias entidades empresariais e fortalecer sua atratividade para recursos de alto nível no país e no exterior, observou.

Xi apontou que Shanghai deve explorar um novo caminho de modernização na governança de megacidades com características chinesas, e que melhorar os padrões de vida e bem-estar das pessoas é a aspiração original e o objetivo final da construção e governança urbanas.

Ele destacou os esforços para aprofundar as reformas institucionais relacionadas à cultura e revigorar a inovação e a criatividade da cultura.

Observando que Shanghai é o berço do Partido Comunista da China, Xi enfatizou a importância de fazer bom uso dos recursos locais para levar adiante o grande espírito fundador do Partido e construir uma equipe de funcionários profissionais de alto calibre que corresponda aos padrões de uma metrópole moderna, socialista e internacional.

Em sua viagem de volta a Beijing no domingo, Xi visitou um memorial do Novo Quarto Exército em Yancheng, uma cidade na Província de Jiangsu, leste da China.

Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, também esteve na visita de inspeção.