12/11/2025

Benedícite Dóminum, omnes Angeli eius: poténtes virtúte, qui fácitis verbum eius, ad audiéndam vocem sermónum ejus.
Bendizei ao Senhor, vós, todos os seus Anjos, poderosos em força que cumpris ás suas ordens, logo que ouvis a sua palavra. Salmo 102,20.

No Dia 29 de setembro, a Santa Igreja celebra o seu celeste protetor, São Miguel Arcanjo, aquele que combateu o orgulho de satanás que se rebelou contra Deus, São Miguel fortemente ergue-se e faz jus ao seu nome: Quis ut Deus?
Quem é como Deus?
A festa desse dia era chamada de: Dedicação de São Miguel Arcanjo, pois nesse dia, a igreja dedicada ao santo arcanjo comemorava seu aniversário de dedicação, depois com a grande devoção ao santo arcanjo, tornou-se solenemente e anualmente a festa em sua honra.
No antigo calendário Litúrgico, celebrava-se também uma festa em honra ao Santo Arcanjo no dia 08 de Maio, Chamado aparição de São Miguel, onde o Santo Príncipe dos exércitos do Senhor, São Miguel, apareceu no Monte Gargano, Na Itália, onde está erguido o mais antigo santuário em sua honra, onde acolhe seus numerosos devotos.
Nas reformas litúrgicas do Concílio Vaticano II, junto à festa de São Miguel, foi unida a comemoração dos outros dois Arcanjos: São Gabriel e São Rafael, que até então eram celebrados separadamente: São Gabriel no dia 24 de março, e São Rafael no dia 24 de outubro.
Na celebração dos santos arcanjos, peçamos por suas preces que auxiliem a santa igreja e as almas cristãs na grande batalha nesse mundo, como o Justo Jó já dizia nas sagradas escrituras: “A vida do homem sobre a terra é uma luta.” Jó 7, 1.
Nosso Senhor Jesus Cristo em seu evangelho diz:
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” São João 16:33.
Lutaremos, combatendo com as armas da fé, com o Auxílio da Santíssima Virgem Maria Rainha dos anjos e das Vitórias, pela dilatação do reino de Cristo, pelas bandeiras do evangelho, para a glória de Nosso Senhor e de sua santa igreja.
E mesmo que aparentemente tudo pareça perdido, e que os bons sejam soterrados e combatidos pelos maus, mesmo que o mau faça mais barulho, o bem vencerá sempre: “Está é a vitória que vence o mundo, a Nossa fé.” 1° Carta de São João 5:4.
E um dia com toda a milícia dos exércitos celestes Louvaremos a Deus por toda a eternidade.
In conspectu angelorum psallam tibi.
Na presença dos Anjos, vos louvarei.    Salmo 138,1