21/12/2024

Homem morre em Maceió após ser baleado pela PM em Shopping

Jairo Telles

Grupo Erga Omnes

 

Na tarde de quinta-feira (25) no shopping Maceió, um homem foi baleado após surto psicótico. O comando-geral da Polícia Militar de Alagoas lamenta o ocorrido e informa que um inquérito foi aberto para identificar as ações dos PMs do 1º Batalhão envolvidos que efetuaram a ação e os disparos, respeitando-lhes o Direito à Ampla Defesa.

De qualquer forma, fato é que a vítima – longe de ser um criminoso – era um paciente com transtorno mental, em um momento de surto psicótico, tendo a ocorrência deflagrado a falta de preparo dos agentes envolvidos. Em que pese, de fato, seja necessária uma profunda e séria apuração do caso, é premissa que a legislação autoriza a utilização de meios letais (como arma de fogo) apenas em situações que envolvam legítima defesa do policial, ou de terceiros (cidadãos). E, claramente, não foi o caso, sobretudo por se tratar de pessoa doente.

O fato aconteceu no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, área nobre da capital alagoana. O setor de comunicação do Maceió Shopping, informou-nos que foram acionados o SAMU e a Polícia Militar. A vítima, que sofreu o primeiro surto no interior do centro comercial, foi conduzida até o estacionamento quando a perda do contato da realidade (crise) novamente aconteceu e o homem tomou a arma de um dos PMs. Foi nesse momento que o comandante da guarnição efetuou o disparo.

A vítima foi socorrida e direcionada para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e mencionou ter solicitado as imagens das câmeras de segurança que possam ter registrado o ocorrido.

Veja a nota da PM na íntegra

O comando-geral da Polícia Militar de Alagoas lamenta profundamente o falecimento do indivíduo J.B.C.S., que entrou em surto psiquiátrico no Maceió Shopping, na tarde de quinta-feira (25), e acabou sendo atingido por um tiro de arma de fogo na perna, disparado por um dos policiais do 1º Batalhão,  acionado para dar suporte à equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) na contenção da vítima.

A Corporação comunica que já abriu procedimento preliminar para averiguar as ações adotadas pelos policiais militares durante a ocorrência, respeitando o contraditório e a ampla defesa dos envolvidos.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), por sua vez, informa que o paciente foi prontamente atendido pelo Samu, seguindo os procedimentos e protocolos para pessoas em surto ou agressão. Após o atendimento pré-hospitalar, J.B.C.S foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu toda assistência necessária.

 

Veja a nota do SAMU na íntegra

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) informa que o Samu exerce o protocolo de atendimento psiquiátrico com a presença da Polícia Militar para, caso necessário, conter uma possível agressão, seja da própria vítima (contra si mesma), contra outra pessoa, ou até mesmo aos socorristas.

Em 2023, segundo o Setor de Estatística do Samu, foram 1927 atendimentos em ocorrências psiquiátricas que envolvem tentativa de suicídio, comportamentos agressivos, agitados, violentos ou pessoas em surto psicótico.

Qualquer familiar ou pessoa que identificar a necessidade do serviço de socorro imediato em casos psiquiátricos pode acionar o Samu a partir da chamada telefônica no número 192.

 

Veja a nota do Maceió Shopping na íntegra

Sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (25), o Maceió Shopping esclarece que adotou as medidas necessárias, com seus seguranças atuando rapidamente. O envolvido apresentava sinais de transtorno mental e com o objetivo de diminuir riscos, a Polícia Militar e o Samu foram acionados.