Ferrovia China-Laos promove a economia regional dois anos após lançamento
A ferrovia China-Laos aumentou sua capacidade de transporte e eficiência desde que foi lançada há dois anos, impulsionando o desenvolvimento econômico regional, disse a operadora ferroviária da China neste sábado.
A ferrovia efetuou 24,2 milhões de viagens de passageiros e movimentou 29,1 milhões de toneladas de carga até sábado, de acordo com a China State Railway Group Co., Ltd.
As viagens mensais de passageiros realizadas na ferrovia cresceram significativamente de mais de 600 mil no início de sua operação para mais de 1,1 milhão no momento, disse a operadora ferroviária.
As autoridades ferroviárias dos dois países também reforçaram a colaboração no transporte de carga, com o número de trens de carga transfronteiriços diários subindo de dois no período de operação inicial para 14 dois anos depois.
A logística regional, o fluxo de capital e a comunicação de pessoal foram facilitados graças à ferrovia, de acordo com a operadora ferroviária da China.
Apenas cerca de dez tipos de mercadorias transfronteiriças eram transportados quando a ferrovia entrou em funcionamento pela primeira vez. Atualmente, o número subiu para mais de 2.700, incluindo eletrônicos, fotovoltaicos e automóveis, o que possibilitou o aumento da produção de minério de ferro e borracha no Laos.
Sendo um projeto histórico da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, a ferrovia China-Laos de 1.035 km, conectando Kunming, na Província de Yunnan, à capital do Laos, Vientiane, começou a operar em 3 de dezembro de 2021.